sábado, 9 de março de 2019

H. P. Lovecraft

Você já ouviu falar de H. P. Lovecraft? Se esse nome não é familiar para você, pode ter certeza que você já leu algum livro ou assistiu a um filme inspirado em sua obra.

Howard Phillips Lovecraft foi um escritor estadunidense nascido em 20 de agosto de 1937, em Providence, Rhode Island, e é considerado o pai do gênero conhecido como horror cósmico, utilizando em suas histórias um mix de ciência e ficção científica. 

Seus contos falam sobre seres ancestrais tão poderosos quanto deuses, tão antigos quanto o nosso mundo e de aparência tão inconcebível para a mente humana, que a mera visão de uma dessas criaturas pode enlouquecer um homem. E onde se encaixam os humanos nesse contexto? Bom, são tão insignificantes quanto formigas, talvez menos..

Ficou interessado? Segue alguns dos contos que considero mais legais da sua obra, ordenados pelo ano da sua primeira publicação:

A cor que caiu do espaço (The Colour Out of Space, 1927)
Um meteoro cai em uma região rural e trás com ele uma estranha aberração cromática que afeta a flora e a fauna da região. Na minha opinião um dos melhores contos dele. Estão produzindo uma adaptação para os cinemas desse conto que será protagonizada pelo Nicolas Cage. Outro filme que me fez lembrar dele foi o Aniquilação (Annihilation, 2018), protagonizado pela Natalie Portman.

O chamado de Cthulhu (The Call of Cthulhu, 1928)
Ao receber os pertences de um parente falecido, um homem se envolve em uma perigosa investigação relacionada a uma estranha estátua de argila. É inegavelmente o conto mais famoso do Lovecraft. Inspirou uma infinidade de obras como desenhos, jogos, músicas e etc..

Sussurros na escuridão (The Whisperer in Darkness, 1931)
Estranhos corpos são avistados após uma enchente, reacendendo lendas de criaturas que vivem nas profundezas das montanhas em Vermont. Essa história é contada através da troca de cartas entre um professor e um fazendeiro da região. Conforme as criaturas se aproximam dia a dia da fazenda, a tensão aumenta nas cartas.

Nas montanhas da loucura (At the Mountains of Madness, 1936)
Um grupo de exploradores descobre indícios de uma civilização muito antiga em uma expedição na Antártida. Um dos contos mais longos do Lovecraft. Me fez lembrar do filme O enigma do outro mundo (The Thing, 1982), protagonizado pelo Kurt Russel.

Entre as paredes de Eryx (In the Walls of Eryx, 1939)
Em Venus, um explorador de minérios se vê preso em um labirinto a céu aberto completamente transparente. Com o passar dos dias, enquanto acabam seus suprimentos, ele tenta escapar do labirinto desesperadamente. Foi o primeiro conto que li do Lovecraft. Uma experiência angustiante.

2 dicas pessoal: A primeira é o meu livro de cabeceira "Grandes contos H. P. Lovecraft" (Martin Claret), com 45 contos do autor. A segunda, para quem não gosta de ler, é que existem vídeos no Youtube com a narração de vários contos dele.

"A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido." (H. P. Lovecraft).

Um grande abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Trailer: Brightburn

Uma típica família rural americana com problemas de fertilidade reza para ter um filho. Certa noite escutam um estrondo de um objeto ca...