domingo, 17 de março de 2019

Trailer: Brightburn


Uma típica família rural americana com problemas de fertilidade reza para ter um filho. Certa noite escutam um estrondo de um objeto caindo dos céus. Ao ir até o local, encontram destroços do que parece ser uma pequena nave e um bebê em seu interior. A família o adota e o bebê torna-se uma criança com super poderes. Não parece uma história familiar? Sim, é exatamente a história do Superman, com uma diferença, devido a alguma influência externa ou a uma questão da índole da criança, a mesma utiliza seus poderes para machucar as pessoas. Esse é a sinopse na mais nova produção de James Gunn, chamada Brightburn.

Ficha Técnica
Nome: Brigthburn - Filho das trevas
Nome original: Brightburn
Previsão de lançamento: 19/05/2019 (EUA)
Direção: David Yarovesk
Produção: Screen Gems e Stage 6 Films



sábado, 16 de março de 2019

Neon Genesis Evangelion


Neon Genesis Evangelion (Shin Seiki Evangerion) é um anime dirigido por Hideaki Anno e produzido pelo estúdio Gainax, lançado em 1995, com um total de 26 episódios. Além do anime, foi lançado um manga em 1994, alguns rebuilds e alguns filmes.

A história inicia em 2015, quando um monstro gigantesco emerge do oceano e inicia um ataque a Tóquio-3. As nações unidas imediatamente contra atacam a criatura com tudo o que tem, porém até mesmo as armas mais potentes não surtem efeito contra o monstro, devido ao mesmo possuir uma espécie de campo de força que o protege dos ataques. Nesse momento entra em ação uma organização militar secreta chamada NERV, criada justamente para fazer frente a esses monstros, utilizando máquinas humanoides gigantes chamadas de unidades Evangelion (EVAs).

Com o desenrolar da série, descobrimos que as unidades EVA são clones dos monstros (chamados de anjos), e que devido a isso também possuem o tal campo de força, chamado de A.T. Field (Campo de Terror Absoluto), e que o A.T. Field além de servir como defesa, também pode ser projetado de forma a anular o campo de força dos monstros, fazendo dos EVAs as armas ideais de combate contra os anjos.

Porém pilotar um EVA não é uma tarefa simples, apenas algumas crianças conseguem atingir o nível de sincronização necessário para controlá-las. E sincronizar com essas criaturas/máquinas é uma tarefa perigosa. Algumas pessoas já foram simplesmente absorvidas durante o processo, sem contar o fato de que ao sincronizar corpo e mente, sempre que a unidade sofrer dano, o piloto sentirá a dor como se fosse nele mesmo (tenso).

Os protagonistas da série são os pilotos das 3 unidades Evangelion existentes, sendo um garoto Shinji Ikari e duas garotas, Rei Ayanami e Asuka Soryu. E é nesse ponto que a série se difere das demais do mesmo gênero. Os protagonistas não são heróis, são adolescentes cheios de traumas, que ao se depararem com problemas, reagem de acordo com a sua personalidade, dando um tom mais pesado e realista para a série. Imagine como um garoto inseguro se sentiria ao se ver frente a frente com um monstro gigante inexpressivo?

A partir daí a série prossegue, com a NERV combatendo os anjos, seus pilotos enfrentando seus problemas, enquanto o alto comando da organização executa algo muito maior de forma secreta.

Bom pessoal, essa foi uma leve introdução da série, com o mínimo de spoilers possíveis. A PARTIR DESSE PONTO, ALERTA DE SPOILERS! É importante destacar também que as explicações abaixo foram obtidas de todo o universo da marca, englobando o mangá, o anime, os rebuilds e os jogos.

A 4,6 bilhões de anos, uma raça alienígena muito desenvolvida, semelhantes a deuses, chamada de Primeira Raça Ancestral, habitou um mundo desconhecido na via láctea. Essa raça desenvolveu seres progenitores de vida, batizados de sementes da vida, imbuídos com uma infinidade de "almas", com o potencial de gerar vida no planeta em que fossem enviados. Para que as sementes pudessem viajar pelo espaço, foram construídas enormes estruturas artificiais com mais de 13 quilômetros de diâmetro, chamadas de luas. Existem dois tipos de luas, as luas brancas responsáveis pela geração de vida dos anjos e as luas negras, que geraram toda a vida que conhecemos na Terra. Duas luas diferentes não poderiam habitar um mesmo planeta, e pensando nisso a primeira raça enviou nas luas juntamente com cada semente uma Lança de Longinus. Um artefato vivo extremamente poderoso capaz de entre outras coisas, penetrar o campo A. T. dos anjos. Por último, além da semente e da lança, as luas possuíam uma espécie de manual de instruções, que ficou conhecido como os manuscritos do mar morto.

A mais ou menos 4 bilhões de anos atrás, uma lua branca (com a semente Adão) chegou até o planeta Terra. E como diria Murphy, se algo pode dar errado, vai dar errado, e adivinhem? Uma lua negra (com a semente Lilith) também chegou até a Terra, só que por motivos desconhecidos, ela colidiu violentamente com o planeta, destruindo a sua lança longinus. Conforme previsto, a lança da lua branca ao detectar a presença da lua negra, ativou o seu mecanismo de controle e colocou a semente branca em "stand by", possibilitando o nascimento da vida na Terra.

Mas... uma organização secreta muito poderosa e antiga chamada Seele, obteve acesso aos manuscritos do mar morto, e sabendo de todo o funcionamento das sementes, realizou no ano 2000 uma expedição até a Antártida para fazer contato com Adão. Eles então usaram a lança para reduzir Adão, que na época ainda não havia despertado completamente, a um estágio embrionário, ocasionando o evento chamado segundo impacto que eliminou metade da vida na Terra. De forma oficial, as autoridades disseram que um meteoro havia colidido com a Antártida.

Quando os anjos começam a surgir, por instinto a intenção deles é se fundir a Adão para reativá-lo, e com isso gerar o terceiro impacto, onde Adão expandiria seu anti-campo A.T., eliminando toda a vida da Terra baseada em Lilith.

Mas a Seele não queria apenas isso. O plano secreto dessa organização é o Projeto de Instrumentalidade Humana, onde eles pretendem gerar um terceiro impacto controlado, de forma a fundir todos os seres humanos do planeta no corpo de Lilith, criando um único ser vivo divino. E quem você acha que controla as nações unidas e consequentemente a NERV? Uau!! Que história!

Bônus round
Ficou interessado? Sabia que a Netflix divulgou que a série irá integrar o seu catálogo ainda no primeiro semestre de 2019? Além dos 26 episódios do anime, 2 filmes da série também serão disponibilizados.

 Espero que tenham gostado. Um grande abraço e até a próxima!

sábado, 9 de março de 2019

H. P. Lovecraft

Você já ouviu falar de H. P. Lovecraft? Se esse nome não é familiar para você, pode ter certeza que você já leu algum livro ou assistiu a um filme inspirado em sua obra.

Howard Phillips Lovecraft foi um escritor estadunidense nascido em 20 de agosto de 1937, em Providence, Rhode Island, e é considerado o pai do gênero conhecido como horror cósmico, utilizando em suas histórias um mix de ciência e ficção científica. 

Seus contos falam sobre seres ancestrais tão poderosos quanto deuses, tão antigos quanto o nosso mundo e de aparência tão inconcebível para a mente humana, que a mera visão de uma dessas criaturas pode enlouquecer um homem. E onde se encaixam os humanos nesse contexto? Bom, são tão insignificantes quanto formigas, talvez menos..

Ficou interessado? Segue alguns dos contos que considero mais legais da sua obra, ordenados pelo ano da sua primeira publicação:

A cor que caiu do espaço (The Colour Out of Space, 1927)
Um meteoro cai em uma região rural e trás com ele uma estranha aberração cromática que afeta a flora e a fauna da região. Na minha opinião um dos melhores contos dele. Estão produzindo uma adaptação para os cinemas desse conto que será protagonizada pelo Nicolas Cage. Outro filme que me fez lembrar dele foi o Aniquilação (Annihilation, 2018), protagonizado pela Natalie Portman.

O chamado de Cthulhu (The Call of Cthulhu, 1928)
Ao receber os pertences de um parente falecido, um homem se envolve em uma perigosa investigação relacionada a uma estranha estátua de argila. É inegavelmente o conto mais famoso do Lovecraft. Inspirou uma infinidade de obras como desenhos, jogos, músicas e etc..

Sussurros na escuridão (The Whisperer in Darkness, 1931)
Estranhos corpos são avistados após uma enchente, reacendendo lendas de criaturas que vivem nas profundezas das montanhas em Vermont. Essa história é contada através da troca de cartas entre um professor e um fazendeiro da região. Conforme as criaturas se aproximam dia a dia da fazenda, a tensão aumenta nas cartas.

Nas montanhas da loucura (At the Mountains of Madness, 1936)
Um grupo de exploradores descobre indícios de uma civilização muito antiga em uma expedição na Antártida. Um dos contos mais longos do Lovecraft. Me fez lembrar do filme O enigma do outro mundo (The Thing, 1982), protagonizado pelo Kurt Russel.

Entre as paredes de Eryx (In the Walls of Eryx, 1939)
Em Venus, um explorador de minérios se vê preso em um labirinto a céu aberto completamente transparente. Com o passar dos dias, enquanto acabam seus suprimentos, ele tenta escapar do labirinto desesperadamente. Foi o primeiro conto que li do Lovecraft. Uma experiência angustiante.

2 dicas pessoal: A primeira é o meu livro de cabeceira "Grandes contos H. P. Lovecraft" (Martin Claret), com 45 contos do autor. A segunda, para quem não gosta de ler, é que existem vídeos no Youtube com a narração de vários contos dele.

"A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido." (H. P. Lovecraft).

Um grande abraço e até a próxima!

Trailer: Brightburn

Uma típica família rural americana com problemas de fertilidade reza para ter um filho. Certa noite escutam um estrondo de um objeto ca...